História

Fruto do desejo e objetivo de Maçons da capital da Paraíba preocupados com a formação de jovens de modo a serem bons filhos, bons cidadãos, amigos e Irmãos compromissados com os valores da Ordem DeMolay, foi fundado na capital de todos os paraibanos no dia 12 de novembro de 1982 o Capítulo “João Pessoa” da Ordem DeMolay, este seria o segundo Capítulo DeMolay da Paraíba e 11º do Brasil.

No dia 1º de maio de 1983, sob a tutela dos Irmãos do Capítulo “Príncipes do Seridó” Nº 04, da cidade de Caicó-RN era então finalmente instalado o Capítulo “João Pessoa” Nº 11 sob os auspícios da Oficialaria Executiva da Ordem DeMolay para o Brasil e futuramente Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB). A época o primeiro corpo maçônico patrocinador do Capítulo “João Pessoa” foi o Capítulo Rosa Cruz “Estrela dos Magos”, o qual era presidido pelo futuro Grande Mestre Estadual, Tio Getúlio Valézio do Egito.

Nessa histórica data de instalação, com a presidência do Conselho Consultivo a cargo do Maçom Getúlio Valézio do Egito, foram iniciados 40 jovens com idade entre 13 e 21 anos sendo o primeiro Mestre Conselheiro o Irmão e hoje Tio Sérgio Rocha de Carvalho.

Dentre os centenas de jovens que já passaram por nossas fileiras podemos destacar muitos que hoje engrandecem as fileiras da Maçonaria Universal além de serem renomados profissionais, bons pais e cidadãos de nosso país.

Por várias oportunidades o Capítulo “João Pessoa” sediou o CEOD/PB, fazendo de nossa cidade, por alguns dias, a Capital estadual da Ordem DeMolay.

Em 2004, quando acontecimentos ameaçaram o equilíbrio e a continuidade da Ordem DeMolay no Brasil, de modo a manter a transparência e a honestidade dos que hora eram compromissados com a causa da Ordem DeMolay, foi criado sob os auspícios da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB), bem como o Grande Conselho Nº 04 da Ordem DeMolay da Paraíba, o qual teve como seu primeiro Grande Mestre Estadual o que outrora havia sido o primeiro Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo “João Pessoa”, Getúlio Valézio do Egito.Frente a esses acontecimentos, cientes do dever de manter firme o compromisso com a Ordem DeMolay, o Capítulo “João Pessoa” passou a ser jurisdicionado ao Grande Conselho Nº 04 da Ordem DeMolay da Paraíba e filiado ao legítimo Supremo Conselho da Ordem DeMolay pra a República Federativa do Brasil (SCODRFB).

O Capítulo já teve diversos corpos patrocinadores, além do já citado Capítulo Rosa Cruz “Estrela dos Magos” também já nos patrocinaram a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba (GLEPB) e a Loja Maçônicas “Os Últimos Templários” Nº 46. Hoje o Capítulo está sob o patrocínio da Loja Maçônica “Fidelitas” Nº 47.

Passadas quase três décadas desde a sua fundação o Capítulo “João Pessoa” fez e faz história na Ordem DeMolay do nosso país, centenas de jovens adentraram a nossas fileiras, além de já termos formados diversos Cavaleiros, Ébanos, Chevaliers, Presidentes da Alumni Paraíba, Mestres Conselheiros Estaduais e Adjuntos assim como também Grandes Mestres Estaduais e Adjuntos. O Capítulo também deu sua contribuição a Maçonaria Universal quando muitos dos que por nossas fileiras passaram adentraram também as fileiras da Maçonaria.

Uma grande prova desta contribuição deu-se com a criação da Loja Maçônica “Fidelitas” Nº 47, exclusivamente criada por Seniors DeMolays membros do Capítulo “João Pessoa” Nº 11, os quais atualmente são Mestres Maçons. Fundada em 01 de maio de 2009, dentro das ocasiões dos festejos de seu primeiro ano de existência, em 2010 assumiu oficialmente o patrocínio do Capítulo “João Pessoa”, dando início a uma nova Era aos que fazem este Capítulo. Este patrocínio era até então exercido pela Loja Maçônica “Os Últimos Templários” Nº 46, também jurisdicionada a GLEPB.

É com esse vigor, com essa dedicação, que o Capítulo “João Pessoa” da Ordem DeMolay trabalha diariamente contribuindo diariamente para fazer na Paraíba a melhor Ordem DeMolay do Brasil!!